A Proteção Que Você Merece

Outros Formulários

Formulários de solicitação de procedimentos com Diretriz de Utilização da ANS

Na busca de integração entre procedimentos e sua forma de utilização, visando a segurança para os pacientes e o aprimoramento da melhor prática em saúde, o São Francisco disponibiliza os Formulários de solicitação de procedimentos com Diretriz de Utilização da ANS com o objetivo de garantir a melhor análise das solicitações médicas.

A ANS, a cada dois anos, atualiza o ROL de procedimentos de cobertura obrigatória e suas Diretrizes de Utilização (DUT), critérios que devem ser preenchidos para que a cobertura do procedimento seja obrigatória e liberada pelo plano de saúde.

As Diretrizes de Utilização são critérios limitadores do acesso a alguns procedimentos que compõem o ROL definido pela ANS. Nos casos em que a solicitação não se enquadra nestes critérios exigidos na DUT, a Operadora de Saúde não tem obrigatoriedade de liberação.

Portanto, o preenchimento dos Formulários Complementares garante que todas as informações necessárias serão recebidas pela Operadora de Saúde, garantindo a melhor análise de cobertura do procedimento solicitado.



Comunicado e Formulário de solicitação do exame de Vitamina D


Recentemente a Sociedades Brasileiras de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) formaram uma comissão composta por especialistas do Departamento de Metabolismo Ósseo de cada entidade e publicaram o POSICIONAMENTO OFICIAL SOBRE A DOSAGEM LABORATORIAL DE VITAMINA D. Com base nestas informações, a São Francisco desenvolveu o protocolo Institucional abaixo.

Diante disso, informamos que a partir do dia 01/08, será alterada a rotina de liberação das solicitações de Vitamina D, sendo obrigatório o preenchimento completo e envio do formulário especial juntamente com a guia de solicitação de SADT para avaliação da Auditoria Médica.

O exame deve passar a ser solicitado em guia única, ou seja, não deve ser incluído em guia com demais exames.


Comunicado e Formulário Médico


Com intuído de aprimorarmos a análise de solicitações SADT, informamos que será alterada a rotina de liberação das solicitações de TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS, RESSONÂNCIAS MAGNÉTICAS, CINTILOGRAFIAS e exames de investigação GENÉTICA. Assim como já é realizado para os exames de Vitamina D, será necessário o preenchimento completo e envio do formulário médico juntamente com a guia de solicitação de SADT para avaliação da Auditoria Médica.

O exame deve passar a ser solicitado em guia única, ou seja, não deve ser incluído em guia com demais exames. Contamos com a colaboração e adesão de todos.


Formulário de Recurso SAP

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre prestadores e a operadora, o SAP, Serviço de Atendimento ao Prestador, disponibiliza o Formulário de Recurso SAP, como ferramenta para padronizar a abertura de recursos referentes as divergências de pagamento.

Para apresentação do recurso é necessário o preenchimento do “Formulário Recurso SAP” e envio ao SAP, através do e-mail: sap@saofrancisco.com.br.

O preenchimento correto de todos os campos da planilha com breve justificativa do recurso, inclusive colocando o Valor Recebido e Valor Recursado (valor que não foi pago, quanto faltou R$) garantem uma análise de melhor qualidade dos valores recursados.

Para agilizar o tratamento dos recursos, solicitamos que sejam encaminhados todos os documentos pertinentes ao recurso, exemplo: cópia do físico, laudos, nota fiscal de OPME e etc.

Quando cabível, a Operadora efetuará o pagamento do valor divergente conforme cláusula contratual.


Pedidos de Reanálise

A área de Regulação Médica da São Francisco Saúde criou um novo Canal de Comunicação, exclusivo aos prestadores, voltado somente à reanálise de autorizações de procedimentos e de materiais. Para que o processo se torne mais ágil, a requisição deverá ser preenchida pelo médico solicitante, com as informações necessárias (conforme formulário abaixo). Vale ressaltar que este novo Canal será reservado apenas para procedimentos que ainda não tenham sido realizados.