A Proteção Que Você Merece

Notícias

Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde viram tema de debate

Ciclo de discussões sobre políticas públicas tem participação de representante do Hospital São Francisco

23/04/2014

Dra. Silvia Fonseca, infectologista do Hospital São Francisco 

O Impacto do cenário externo nos serviços de saúde: efeito de epidemias e grandes endemias será tema de um encontro nos dias 07 e 08 de maio, em São Paulo. O evento é coordenado pela Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da USP e faz parte da Série de Debates sobre Políticas Públicas para Controle de Infecção e Segurança do Paciente. Serão vários debatedores estrangeiros e nacionais com experiências diversas. Esta será a segunda participação da infectologista Sílvia Fonseca, gerente médica do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto.

O objetivo do evento é promover a discussão em busca de estratégias aplicáveis, compartilhamento de experiências e identificação de lacunas de investigação em prol de melhorias para a segurança do paciente tanto no nível institucional como governamental. O ciclo é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e dirigido à comunidade científica, formuladores de políticas e praticantes na área.

No primeiro dia do evento, serão apresentados o panorama no Brasil e em outros países, bem como exemplos de sucessos e falhas no manejo do problema. No segundo dia os debates envolverão dois aspectos: como as experiências externas podem ser adaptadas ou utilizadas no Brasil e outros países emergentes e a identificação e discussão de pontos importantes de pesquisa nesta área.

“No histórico da evolução da humanidade foram registradas várias epidemias. Doenças como malária, tuberculose, poliomielite, febre amarela, dengue e AIDS continuam castigando grandes contingentes populacionais. Apesar dos grandes avanços tecnológicos e científicos não só foi impossível acabar com estas doenças, como também surgiram novas epidemias pelo mundo globalizado. Mesmo acontecendo na comunidade, epidemias como a dengue e gripe atingem fortemente os hospitais, interrompendo os fluxos normais de atendimento dos pacientes. Esta é, portanto, mais uma oportunidade de trocar experiências sobre novos modelos para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, bem como a reorganização dos fluxos assistenciais frente a epidemias”, disse a Dra. Silvia Fonseca, que será uma das debatedoras do evento.

O público alvo são os pesquisadores de universidades nacionais e internacionais; profissionais das Coordenações Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar no Brasil; profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; profissionais do Ministério da Saúde e estudantes de pós-graduação.

O evento será no Auditório José Ademar- Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Av. Dr. Arnaldo, 351, térreo. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas, podem ser feitas através do seguinte endereço:
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/ih/ih14_ciclo_port.htm

O link para o programa (português):
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/ih/ih14_ciclo_port.htm

Mais informações Telefone/fax: (11) 3061 7652 / 3061 7662.
Email: padoveze@usp.br

Galeria de Imagens

Voltar