A Proteção Que Você Merece

Notícias

Prata, ouro, maçã, nanica e da terra: Qual é o melhor tipo de banana para saúde?

Uma das frutas mais consumidas e amadas pelos brasileiros, a banana, além de deliciosa, é altamente nutritiva à nossa saúde. Contudo, tem diversos tipos e características, você sabe distinguir qual é a melhor para a sua alimentação?

08/12/2016

 

O consumo de banana atinge quase 27 kg por ano. São cinco os tipos mais conhecidos por nós: prata, ouro, maçã, nanica e da terra. Cada um tem a sua preferida.

A fruta de cor amarela que é cultivada em clima tropical é fonte farta de energia da frutose, mas seu principal componente é o potássio. Esse mineral beneficia a saúde dos músculos, ossos, sistema nervoso e circulatório, além de regular o metabolismo da glicose no sangue - o que ajuda a perder peso. É com base na concentração desses nutrientes que avaliamos qual tipo de banana é a melhor opção:

"Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

Segundo a especialista, a melhor forma de consumir a banana - em termos de saúde - é crua, pois quando cozida em água, há perda do potássio. Para conseguir a maior concentração de nutrientes da banana crua e incrementar com outros, basta acrescentar alguns ingredientes estratégicos:

"A banana poderá ser consumida com acréscimo de mel, floco ou farelo de aveia, flocos de cereais ou granola. Pode ser ainda feita no micro-ondas, com canela em pó e/ou cravo, com ou sem adoçante - para ser uma opção de sobremesa ao invés de um doce - e deverá ser consumida com o caldo que se forma. Pode ser ainda batida com leite ou com iogurte como uma vitamina", sugere a profissional.

Para facilitar a escolha, montamos uma pequena tabela com as características e valores nutricionais das respectivas bananas.

Tipos de bananas e suas características nutricionais

Prata - Com 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é uma das menos calóricas e de maior durabilidade. Sua polpa é bem consistente e pouco doce, o que faz dela o tipo ideal para confecção de doces como a bananada.

Maçã - Também tem 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é a variedade que é mais facilmente digerida e é capaz de prender o intestino. Sua polpa é branca, muito macia e exala um cheiro similar ao da maçã.

Ouro - Uma das mais calóricas, tem 112 kcal por porção e 355 mg de potássio. É o menor dos tipos nacionais e sua polpa é doce e perfumada.

Nanica - Conhecida também como banana d'água, é o tipo mais popular no Brasil. Cada porção tem 98 kcal e 373 mg de potássio, e tem propriedades laxantes.

Da Terra - Com 115 kcal a cada 100 g e 462 mg de potássio, a banana da terra é a variedade de maior tamanho (podendo chegar até 26cm e meio quilo) e maior concentração de vitaminas A e C.

Fonte: conquistesuavida.com.br

Galeria de Imagens

Voltar