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7 Tipos de Feijão – Benefícios, Calorias e Informações Nutricionais

Quem nunca ouviu quando criança a mãe dizer que se deve comer feijão para crescer forte e saudável?

07/12/2016

 

Não é só entre as mães que o grão é popular, já que ele faz parte de um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira: o arroz com feijão.

No entanto, nem toda a sua fama é suficiente para que todo mundo tenha noção dos benefícios e nutrientes que os diferentes tipos de feijão fornecem ao organismo. Se você se encaixa nessa lista dos que desconhecem essas informações, confira a análise que fizemos a respeito de alguns dos tipos de feijão. E se você já sabe o que o feijão pode trazer, também não deixe de ler até o final, pois conhecimento nunca é demais.

1. Feijão carioquinha

Ele entra no topo da lista dos tipos de feijão mais populares do Brasil, sendo o responsável por 85% das vendas do país.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO),

100 g do feijão carioquinha trazem aproximadamente 77 calorias.

Tabela Nutricional

Porção de 100 g

Calorias: 76,4

Carboidratos: 13,6 g

Proteínas: 4,8 g

Gorduras saturadas: 0,1 g

Gorduras monoinsaturadas: 0,1 g

Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g

Fibra alimentar: 8,5 g

Cálcio: 26,6 mg

Manganês: 0,3 mg

Fósforo: 86,9 mg

Ferro: 1,3 mg

Potássio: 254,6 mg

Zinco: 0,7 mg

Sódio: 1,8 mg

Benefícios do feijão carioquinha

É fonte de fibras alimentares, que contribuem com o sistema digestivo e promovem a sensação de saciedade ao organismo, algo que ajuda no controle do apetite e manutenção da forma e redução de peso;

Possui cálcio, que é importante para a formação e saúde dos ossos e dentes;

Inibe a diabetes;

Oferece fósforo ao corpo, mineral que compõe as membranas celulares do organismo, atua na contração de músculo e também exerce papel na constituição de dentes e ossos.

2. Feijão preto

No Brasil, o feijão preto é mais popular no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Utilizado no preparo da clássica feijoada, ele também pode ser encontrado na cozinha mexicana. Segundo a TACO, em 100 g desse feijão existem 77 calorias.

Tabela nutricional

Porção de 100 g

Calorias: 77

Carboidratos: 14 g

Proteínas: 4,5 g

Gorduras saturadas: 0,1 g

Gorduras monoinsaturadas: 0,1 g

Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g

Fibra alimentar: 8,4 g

Cálcio: 29 mg

Manganês: 0,4 mg

Magnésio: 40,4 mg

Fósforo: 88 mg

Ferro: 1,5 mg

Potássio: 256,4 mg

Zinco: 0,7 mg

Sódio: 1,9 mg

Vitamina B1: 0,1 mg

Benefícios do feijão preto

Contribui com a formação, manutenção da estrutura e fortalecimento dos ossos por ser fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, ferro e zinco;

O feijão preto diminui a pressão arterial, já que é pobre em sódio e contém potássio, cálcio e magnésio;

Ajuda no controle da diabetes devido ao seu alto teor de fibras;

Previne contra problemas no coração, por ser fonte de vitamina B6, que previne a formação da homocisteína no organismo, um composto, que ao ser encontrado em grandes quantidades, causa danos aos vasos sanguíneos e gera problemas cardíacos. Além disso, o grão é fonte de quercetina, um componente anti-inflamatório que reduz o risco da doença degenerativa das artérias (arteriosclerose) e protege contra os malefícios do colesterol ruim, o LDL. Nele também há as saponinas, substâncias que ajudam a evitar danos ao coração e aos vasos sanguíneos.

3. Feijão branco

O terceiro item da lista de tipos de feijão aparece em receitas de ensopado, saladas, sopas e dobradinha. O feijão branco possui em torno de 365 calorias a cada 100 g, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tabela Nutricional

Porção de 30 g

Calorias: 110

Carboidratos: 18 g

Proteínas: 5 g

Gorduras totais: 4 g

Fibra Alimentar: 4 g

Cálcio: 12 mg

Ferro: 0,84 mg

Sódio: 0 mg

Benefícios do feijão branco

Tem propriedades desintoxicantes;

O feijão branco tem um índice glicêmico baixo, o que indica que ele não causa picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue, algo que aumenta o apetite e é fator de risco para doenças no coração e diabetes do tipo 2;

Previne o envelhecimento precoce da pele graças aos seus antioxidantes.

4. Feijão-de-corda

Servido como aperitivo, esse é um dos tipos de feijão mais apreciados nos estados do Nordeste, especialmente na receita do baião de dois, e em Minas Gerais. 100 g de feijão-de-corda contêm 348 calorias.

Tabela nutricional

Porção de 100 g

Calorias: 348

Carboidratos: 63,74 g

Proteínas: 20,6 g

Gorduras totais: 1,2 g

Fibra alimentar: 0 g

Sódio: 0 mg

Benefícios do feijão-de-corda

É fonte de proteínas, um nutriente importante para o corpo em diversas funções como a construção e reparação dos músculos, regulação do metabolismo, formação de cabelos, ossos, dentes e pele e na prevenção e combate a infecções;

Pode reduzir os níveis de colesterol, como indicou pesquisa do ano de 2007 da nutricionista Karoline Frota, realizada no Laboratório de Nutrição Aplicada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

5. Feijão-azuqui

Pouco cultivado em nosso país, esse grão é bastante consumido na culinária japonesa, seu local de origem, preparo de sobremesas. Em 100 g do feijão-azuqui são encontradas 128 calorias.

Tabela nutricional

Porção de 100 g

Calorias: 128

Carboidratos: 24,77 g

Proteínas: 7,25 g

Gorduras totais: 0,1 g

Gorduras saturadas: 0,03 g

Fibra alimentar: 7,3 g

Sódio: 8 mg

Benefícios do feijão-azuqui

Ajuda a emagrecer;

Previne e controla a diabetes;

Auxilia a digestão;

Equilibra os níveis de colesterol;

Melhora o fluxo sanguíneo;

Por ser fonte de vitaminas do complexo B, particularmente o ácido fólico (B9), o feijão-azuqui contribui com a formação dos bebês ainda na barriga da mãe.

6. Feijão vermelho

Com um grão pequeno, de tom vermelho e sabor forte, esse tipo de feijão é encontrado com facilidade na cozinha francesa, onde é utilizado na preparação de sopas. Uma porção de 100 g de feijão vermelho tem por volta de 335 calorias.

Tabela nutricional

Porção de 30 g (2 colheres de sopa)

Calorias: 100

Carboidratos: 20 g

Proteínas: 5 g

Gorduras totais: 0 g

Fibra alimentar: 2 g

Sódio: 5 mg

Benefícios do feijão vermelho

Contribui com o controle e perda de peso;

Diminui os níveis de colesterol;

Fonte de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres (que são causadores de doenças) e evitam o envelhecimento precoce, beneficiam o coração e a circulação, protegem contra doenças cardiovasculares e previnem o desenvolvimento de tumores.

7. Feijão verde

Com um alto teor de vitaminas em sua composição, o feijão verde apresenta apenas aproximadamente 50 calorias a cada porção equivalente a 100 g.

Tabela nutricional

Porção de 100 g

Calorias: 51,1

Carboidratos: 1,57 g

Proteínas: 0,39 g

Gorduras totais: 5,03 g

Gorduras saturadas: 0,73 g

Fibra alimentar: 0,7 g

Sódio: 39,4 mg

Benefícios do feijão verde

De acordo com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o feijão verde contribui com a fertilidade feminina;

Combate a depressão, por ser fonte de folato, uma substância que previne o acúmulo de homocisteína, um composto que atrapalha a produção de hormônios do bem-estar;

Colabora com a saúde dos ossos, devido ao seu teor de vitamina K, que melhora a absorção de cálcio e previne a perda do nutriente;

Protege o cólon de substâncias tóxicas ao ser consumido regularmente;

Faz bem à saúde da pele;

Controla a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

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