A Proteção Que Você Merece

Notícias

Ciclofaixa promove conscientização entre ciclistas

Objetivo é orientar os ciclistas para a real finalidade do projeto que é o lazer e coibir excessos de velocidade. A ciclofaixa de Ribeirão Preto tem o apoio da São Francisco Saúde

12/11/2015

Ciclofaixa recebe famílias e ciclistas: "Alta velocidade é contraindicada"  

Pedalar ao ar livre durante as manhãs de domingo é uma atividade praticada por cerca de cinco mil pessoas em Ribeirão Preto. Com esse fluxo, conscientização se torna a palavra-chave para que todos os envolvidos usufruam da Ciclofaixa de Lazer de forma segura e divertida.

Para orientar e otimizar o uso do espaço, os profissionais envolvidos no projeto lançam uma campanha de conscientização dos ciclistas ‘elites’. A ideia é que todos utilizem a Ciclofaixa com harmonia, praticando cidadania e que possam curtir o tempo destinado a atividade física e lazer.

“A Ciclofaixa de Lazer é um espaço que recebe crianças, famílias. Isso não impede a presença de ciclistas ‘elites’ de competição, pelo contrário, são todos muito bem vindos, mas a ideia é que ali eles priorizem a o passeio, a qualidade de vida e não a parte física e técnica para treinamentos”, afirma Danilo Terra, que é coordenador do projeto e, também, ex-ciclista profissional.

Daniela Morais, que usufrui da Ciclofaixa com a filha, Jade, de seis anos, conta que elas amam pedalar juntas aos domingos. “Percebemos que não há tanto respeito da comunidade nem com ciclista, nem com pedestre. Na Ciclofaixa, além de ser um passeio divertido, consigo ensinar educação de trânsito para minha filha.”

Outra orientação dada pelos profissionais do projeto é que a faixa esquerda seja a via lenta, enquanto a direita, de ultrapassagem. A justificativa de mão invertida se dá principalmente por ser utilizada por crianças de até cinco anos, o que oferece mais segurança ao ciclista mirim.

“Assim como Daniela, quem acompanha as crianças deve ficar sempre ao lado direito dos pequenos sem deixar espaço para ultrapassagens entre eles, que deve ocorrer sempre a direita do adulto. Com isso, todos terão um passeio mais seguro”, diz o coordenador.

As atividades de conscientização, que visam sempre beneficiar os ‘ciclistas de domingo’, começaram no mês de setembro, com a Blitz Educativa. No decorrer da ação, motoristas eram orientados quanto a velocidade máxima que, de semana, é de 70 km/h mas, no domingo durante o horário da Ciclofaixa, cai para 50 km/h.

“É importante ressaltar que a Ciclofaixa é um projeto que tem como objetivo disseminar a prática e a cultura do ciclismo entre a comunidade. Com isso, ela é aberta a população e pode receber diversos públicos diferentes, desde que prevaleça a harmonia e o respeito, até mesmo aquele que não possui bicicleta e quer iniciar essa divertida atividade que é pedalar”, conta Terra.

Ciclofaixa de Lazer é realizada aos domingos, das 7h às 13h por meio de uma parceria entre a Federação Paulista de Ciclismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Transerp e Secretaria Municipal de Esportes. O patrocínio é feito pelo Shopping Iguatemi, Habiarte, Villas do Parque, Banco do Brasil Seguros e Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP). O apoio é do Grupo São Francisco, EPTV, Jornal a Cidade, CBN e Jovem Pan.

Fonte: Martinez Assessoria

Galeria de Imagens

Voltar