A Proteção Que Você Merece

Notícias

Hospital São Francisco de Ribeirão Preto-SP investe em Ecoendoscopia (ultrassom endoscópico)

O exame auxilia no diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo

05/10/2015

As indicações da ecoendoscopia são numerosas e vem aumentando a cada dia 

O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto/SP é o único hospital particular da região a realizar o exame de ecoendoscopia. A técnica associa a endoscopia digestiva convencional com a ultrassonografia em um único equipamento. O exame proporciona imagens em altíssima resolução e permite uma avaliação detalhada da parede do tubo digestivo e de órgãos anexos.

“A ecoendoscopia apresenta elevada precisão e hoje é um dos mais eficientes procedimentos para diagnosticar e tratar lesões subepiteliais esofagogastrointestinais e lesões em estruturas vizinhas como pâncreas, vias biliares, mediastino, cavidade abdominal, pelve, entre outras”, diz o Dr. Celso Junqueira Barros, endoscopista e um dos responsáveis pela implantação do exame no Hospital São Francisco.

As indicações da ecoendoscopia são numerosas e vem aumentando a cada dia, sendo a possibilidade de realização de punção biopsia aspirativa, seu grande diferencial, permitindo o diagnóstico definitivo através do estudo anatomo patológico.

Como os demais exames endoscópicos, a ecoendoscopia é realizada no hospital-dia, um espaço dedicado aos procedimentos ambulatoriais, e conta com uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros e auxiliares.

“Com a avaliação da extensão da doença e da irressecabilidade de lesões neoplásicas avançadas, evita-se procedimentos invasivos desnecessários e consequentemente diminuindo riscos e custos”, afirma Dr. Celso Junqueira.

Este procedimento já faz parte do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e, o Hospital São Francisco de Ribeirão Preto é um dos que oferecem esse exame no estado de São Paulo e que disponibiliza o tratamento para os pacientes que possuem plano de saúde.

Galeria de Imagens

Voltar