A Proteção Que Você Merece

Notícias

Outubro Rosa

O Grupo São Francisco apoia esta causa

02/10/2015

Outubro Rosa, apoie esta causa! 

O movimento Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e comemorado como símbolo da luta contra o Câncer de Mama. Ele começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à doença no mês de Outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês se tornou referência nacional (americano) de prevenção do Câncer de Mama, ganhando repercussão no mundo todo.

Entre as mulheres

O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres. Mas, se detectado precocemente, as chances de cura são muito grandes. O Auto Exame mensal, além da consulta anual com seu médico, são as formas mais eficientes para prevenção e detecção rápida do Câncer de Mama. O médico irá orientar a necessidade de outros tipos de exames para o diagnóstico. Os mais comuns são:

• Ultrassonografia: Mulheres abaixo de 40 anos;
• Mamografia: Mulheres acima de 40 anos.

Se possuir casos de Câncer de Mama na sua família é importante redobrar a atenção!!!

Sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Prevenção

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

Confira alguns passos para realizar o Auto Exame!



Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer

Galeria de Imagens

Voltar