A Proteção Que Você Merece

Notícias

Grupo São Francisco participa da campanha Outubro Rosa

O objetivo é chamar a atenção para o câncer de mama — o tipo que mais vitima mulheres no mundo. A programação inclui palestras, decoração de unidades médicas e atividade física

02/10/2015

Dr. Carlos Braga, gerente médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde 

A partir das 8h do próximo dia 4 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto (SP), por meio do Programa de Assistência à Saúde da Mulher, dá início à programação oficial do Outubro Rosa no município. O objetivo é conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A abertura oficial da campanha acontece no Parque Luis Carlos Raya, mas a agenda de atividades encampadas pelos órgãos municipais não foi antecipada.

O Grupo São Francisco é um dos apoiadores da administração municipal nas ações do Outubro Rosa e levará para o parque ambulância e equipes preparadas para a realização de exames, como aferição de pressão arterial e de glicemia, e para o incentivo a atividades físicas. “Além disso, já são quase 40 palestras agendadas para acontecer em diversas unidades do grupo e em outros locais”, antecipa o médico Carlos Gustavo Braga, gerente do São Francisco Saúde Plena.

De acordo com o médico, o Grupo também distribuirá 20 mil folders sobre o câncer de mama, reforçando a importância dos exames preventivos e sobre os sintomas da doença, entre outras informações relevantes. As equipes de atendimento do São Francisco trabalharão trajando uma camiseta especialmente elaborada para a ocasião e oferecerão um brinde a todas as mulheres que passarem por atendimento ginecológico ou de mastologia no período. “Os prédios administrativos do Grupo também estarão iluminados de rosa, reforçando o alerta para a doença”, conclui Carlos Braga.

Câncer de mama no Brasil

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o de mama é o tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e também no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos para este ano ultrapassa 57 mil pacientes, número que corresponde a 25% dos casos de câncer entre as brasileiras. A doença vitimou, em 2013, quase 15 mil pessoas. No entanto, quando identificado e tratado precocemente, as chances de cura de um câncer de mama são elevadas.

Justamente para alertar a população sobre a importância da prevenção e da atenção ao próprio corpo é que foi criada, em 1990, a campanha Outubro Rosa. A iniciativa surgiu em Nova Iorque, onde aconteceu a primeira Corrida pela Cura, que também popularizou o laço rosa como símbolo dessa luta. A ação, que foi se expandindo por meio da iluminação monumentos históricos de rosa e da adesão de associações e empresas dos mais variados segmentos, espalhou-se, primeiro, pelos Estados Unidos, e somente anos depois ganhou o mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu na capital paulista, com a iluminação em tons de rosa do Obelisco do Ibirapuera — cujo nome oficial é Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Somente em 2008, no entanto, a cor tomou prédios e monumentos em diversos cantos do país, popularizando a campanha no Brasil.

Fonte: Revide

Galeria de Imagens

Voltar