A Proteção Que Você Merece

Notícias

9º edição do curso de Especialização em Fisioterapia Hospitalar

Hospital São Francisco abre novas vagas

14/04/2014

 

As inscrições para o processo seletivo do curso de “Especialização em Fisioterapia Hospitalar” do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto já estão abertas e segue até o dia 25 de Abril. O curso já está em sua nona edição e corresponde a uma modalidade profissionalizante. Podem participar fisioterapeutas formados e as inscrições são gratuitas.

A seleção dos candidatos será realizada no dia 26 de Abril às 9h30 por meio de prova teórica e entrevista com análise de currículo. A especialização ocorrerá por 12 meses, com carga horária de 1500h/ano, sendo 6 horas por dia. São 12 vagas, sendo que a programação prática será realizada em sistema de rodízio entre o período da manhã e tarde.

O curso terá início em Maio de 2014 e término previsto para Abril de 2015. Os alunos participarão de aulas teóricas e estágio prático nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI), Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica, Unidade de Cuidados Especiais, Enfermarias, Setor de Hemodiálise e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

“O papel do fisioterapeuta nos hospitais é muito importante para prevenir as complicações musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias e neurológicas”, disse a fisioterapeuta Valéria Papa, diretora do curso.

Programação

O programa prevê aulas sobre anatomia cardiovascular, respiratória e musculoesquelética, Fisiologia e fisiopatologia cardiovascular e respiratória, Fisiologia e fisiopatologia neuromuscular e ortopédica, Fisiologia do Exercício, Monitorização hemodinâmica, Exames de imagem e laboratoriais, Técnicas e recursos fisioterapêuticos, Mobilização precoce do paciente crítico, Reabilitação cardiovascular fase I, Reabilitação do paciente renal crônico, Acompanhamento de pré e pós cirúrgico (cirurgia cardíaca, bariátrica, ortopédica), Assistência fisioterapêutica em unidade de emergência, Interdisciplinaridade em Hospital Geral, Fundamentos de Home Care e Metodologia do Trabalho Científico.

“Com a Especialização em Fisioterapia Hospitalar o fisioterapeuta estará preparado para atuar tanto nas Unidades de Terapia Intensiva quanto nas Unidades de internação”, ressaltou Valéria Papa

O curso será realizado no Hospital São Francisco (Rua Bernardino de Campos, 912) com direção da fisioterapeuta Valéria Papa, Coordenação das fisioterapeutas Débora Spechoto Basso e Daniela C. Costa, com Coordenação clínica do Prof. Dr. Marcus Antonio Ferez e com Coordenador científico o Prof. Dr. Ricardo Nilsson Sgarbieri.

O curso tem o apoio da superintendência do Hospital e do Centro de Estudos Dr Waldemar Bransley Pessoa (Centro de Estudos do Hospital). Mais informações sobre a lista completa de documentos, o programa da especialização e a bibliografia para a prova seletiva pelo Tel.: (16) 2138-3173/ Tel/Fax: 3635-3153 (falar com Camila ou Cristina) ou pelo e-mail: fisioterapiahsf@saofrancisco.com.br

Galeria de Imagens

Voltar