A Proteção Que Você Merece

Notícias

Ciclo internacional de palestra discute políticas públicas sobre infecção hospitalar

O evento terá a participação de representante do Hospital São Francisco

08/04/2014

Dra. Silvia Fonseca- infectologista e gerente médica do Hospital São Francisco 

Políticas Públicas em Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente serão tema de um ciclo de debates nos dias 09 e 10 de Abril, em São Paulo. O evento é coordenado pela Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da USP. Haverá vários debatedores estrangeiros e nacionais com experiências diversas, entre eles a infectologista Sílvia Fonseca, gerente médica do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto.

O objetivo do evento é estimular o debate e a busca por soluções em problemas atuais e emergentes que afetam a prevenção e o controle de infecções relacionadas aos serviços de saúde e segurança do paciente. O ciclo é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e dirigido à comunidade científica, formuladores de políticas e praticantes na área.

No primeiro dia do evento, será apresentado o panorama das políticas públicas em infecção hospitalar no Brasil e em outros países, bem como exemplos de sucessos e falhas no controle do problema. No segundo dia os debates envolverão aspectos como as experiências externas podem ser adaptadas ou utilizadas no Brasil e outros países emergentes e a identificação e discussão de pontos importantes de pesquisa nesta área.

“A infecção hospitalar há muito tempo tem sido motivo de preocupação na comunidade científica. Temos avançado muito neste setor, mas é sempre bom estarmos reunidos para discutir o tema e trocar experiências. Bons resultados devem ser compartilhados e novos controles devem ser debatidos. A oportunidade de discutirmos com colegas de outros países é enriquecedora. Afinal, todas as práticas devem ter como finalidade a segurança do paciente”, disse a Dra. Silvia Fonseca.

O evento será no Auditório José Ademar- Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Av. Dr. Arnaldo, 351, térreo. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Veja a programação:

09 de Abril

8:00-09:00 - Inscrições e recepção
9:00-10:00 - Apresentação do problema no Brasil
Denise Brandão de Assis (DIH-CVE)
Zenewton A.S. Gama (UFRN)
10:30-11:30 - Apresentação do problema em outros países
Fernando Otaiza (Chile)
Maria Clara Padoveze (EEUSP)
11:30-12:00 – Perguntas
14:00-15:00 - Apresentação de experiências de sucesso e falhas no controle do
problema.
Denise Brandão de Assis (DIH-CVE)
Zenewton Gama (UFRN)
Fernando Otaiza (Chile)
Maria Clara Padoveze (EEUSP)
3:30-5 PM - Perguntas

10 de Abril
9:00-9:40 - Sumário das apresentações
Carlos Magno C.B. Fortaleza (UNESP)
10:00-12:00– Debate em aplicações potenciais de experiências externas no
Brasil e em outros países emergentes.
Debatedores:
Silvia Fonseca (Hospital São Francisco, Ribeirão Preto)
Suely Itsuko Ciosak (EEUSP)
14:00-17:00 - Identificação e discussão sobre potenciais áreas de interesse em pesquisa.


Galeria de Imagens

Voltar