A Proteção Que Você Merece

Notícias

Grupo São Francisco apoia campanha contra o Câncer de Próstata

Várias ações estão programadas para este mês de novembro. O objetivo é reforçar que a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença

30/10/2015

A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores opções!  

O Grupo São Francisco iniciou mais uma série de ações para o Novembro Azul, uma campanha de mobilização e prevenção do Câncer de Próstata. “Respeite sua vida. Toque neste assunto” é o tema deste ano que alerta para a quebra de tabus. O exame físico dos testículos é o melhor meio para detecção precoce e aumenta a chance de cura em até 90%. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Apoie você também essa causa

O Grupo São Francisco já está no clima da campanha. Durante todo o mês de novembro, as fachadas do Prédio Administrativo, do Hospital São Francisco e da Unidade da Saúde Plena estarão iluminadas pelo azul. As ações ganham força também na mídia e em redes sociais. Os clientes poderão conferir mensagens de prevenção também em banner digital do site, em e-mails marketing e nas televisões internas instaladas em unidades próprias da São Francisco Saúde. Funcionários do Grupo também participarão de eventos internos na empresa.

Doença silenciosa

A maioria dos cânceres de próstata avança lentamente e não causa sintomas. É o mais comum entre os homens. Um em cada 06 são acometidos pela doença. Entre os fatores de risco estão, histórico familiar, fatores hormonais, hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Em estágio mais avançado, os tumores podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina, dor na parte baixa das costas ou na pélvis (bacia), problemas em atingir a ereção ou para mantê-la e dor ao ejacular.

“Homens a partir dos 50 anos devem procurar o seu médico ou um urologista para avaliação e acompanhamento. O exame de Toque Retal é o principal exame a ser realizado. Ele é simples, rápido e não afeta em nada a masculinidade”, explica o Dr. Carlos Braga, gerente médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde da São Francisco.

Autoexame previne o Câncer de Testículo

O Câncer de Testículo corresponde a 5% dos casos de câncer em homens.
É facilmente curado quando detectado precocemente. O exame físico dos testículos é o melhor meio para detecção.

“O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, durante o banho quente. O calor relaxa o saco escrotal e facilita a observação de quaisquer anormalidades de tamanho, sensibilidade ou densidade”, completa Braga.


A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores opções! Não deixe que o preconceito vença essa batalha. Respeite sua vida. Toque nesse assunto!

Galeria de Imagens

Voltar