A Proteção Que Você Merece

Notícias

Novas tecnologias em etanol de milho serão destaque do Congresso UDOP/STAB

O evento tem o apoio da São Francisco Saúde

26/10/2015

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia será realizado nos dias 11 e 12 de novembro 

Referência em eventos da cadeia bioenergética, o Congresso Nacional da Bioenergia busca sempre trazer novidades aos participantes. De cunho técnico, as 12 salas temáticas apresentam temas atuais e promovem a discussão e trocas de experiências entre os participantes. A novidade da 8ª edição, que acontece nos próximos dias 11 e 12 de novembro, será a sala de Inovação Tecnológica em Etanol de Milho.

Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, o etanol de milho será um importante aliado para suprir a necessidade de biocombustíveis na matriz energética nacional nos próximos anos. “No momento em que o etanol volta a ganhar competitividade, fica evidente que o etanol de milho pode vir a se tornar um importante aliado para que consigamos produzir o biocombustível necessário para atendermos a demanda brasileira”, destacou Salibe.

A abertura das discussões da sala será feita pelo presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari, que fará uma palestra sobre “O etanol de milho no Brasil”. Na sequência, Nastari modera o segundo painel que terá dois temas em discussão: “Diferentes tecnologias para produção de etanol de milho” e “Etanol celulósico – Esforços tecnológicos DuPont com biomassa de cana-de-açúcar e milho”. A apresentação será da gerente técnica da DuPont, Ana Paula Goes e o gerente de tecnologia, também da DuPont, Wilson Araújo, respectivamente.

“Quando decidimos trazer uma sala sobre etanol de milho, imediatamente, contatamos a DuPont que possui ampla experiência no assunto, tanto dentro como fora do Brasil. Desta forma temos certeza que as discussões serão embasadas na mais alta tecnologia voltada para o tema”, destacou o presidente executivo da UDOP.

O terceiro painel apresenta no primeiro tema “Projetando e construindo plantas nacionais de etanol de milho”. Na sequência, o diretor geral da JBR Engenharia, João Luis Bortolussi Rodrigues discute a “Tecnologia na produção de etanol de milho/sorgo”. Já o engenheiro de projetos sênior da Dedini, Marcílio Gurgel, apresenta seus conhecimentos na palestra “Projetando e construindo plantas nacionais de etanol de milho”. A moderação fica sob responsabilidade do gerente de planejamento estratégico e projetos da Cerradinho, Renato Pretti.

O quarto painel terá uma palestra sobre “Etanol de milho: Flexibilizando resultados”, apresentada pelo diretor de inteligência de mercado da INTL FCStone do Brasil, Thadeu Alves Moraes da Silva e moderada pelo trader de etanol do mercado externo da Odebrecht Agroindustrial, Luiz Ricardo Fazzi.

No segundo dia, as discussões da sala se iniciam com a apresentação do sócio executivo da Ecoagro, Moacir Ferreira Teixeira. Ele discutirá o tema “Opções de financiamento para novas plantas”. Em seguida, o “Fomento à inovação em biocombustíveis no Brasil”, será debatido pelo analista pleno da Finep Inovação e Pesquisa, Marcos Barros. O presidente da Sindalcool/MT, Piero Vincenzo Parini é quem fará a moderação do painel.

Moderado pelo diretor da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva, o sexto painel apresentará o “Round Table: Painel de debate com produtores”, uma discussão entre produtores de etanol de milho, com o diretor Administrativo/Financeiro da Usina Rio Verde, Cassio Bellintani Iplinsky e o presidente, da Porta Hnos, José Porta. A discussão sobre “Plantas flex e incorporadas para produção de etanol de cereais”, ficará a cargo do Gerente de Etanol de Cereais da Libra Etanol, Adriano Luis Soriano.

O sétimo e último painel desta nova sala do Congresso será moderada pelo presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho e apresentará o tema “A realidade do mercado de DDGS e óleo de milho no Brasil: Potencial a ser explorado desde o início”.

O Congresso

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no campus do UniSalesiano, em Araçatuba/SP. O evento é realizado pela UDOP e pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da UDOP. O Congresso tem ainda o apoio institucional da Alcopar, BioSul, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético e Unisalesiano.

Inscrições

Dúvidas ou mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou pelo e-mail uniudop@udop.com.br. Usinas associadas à UDOP terão direito a 17 inscrições isentas cada. Associadas dos sindicatos apoiadores pagam preços do sócios UDOP.

Apoio

O evento tem o apoio cultural das empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables, CanaVialis, Case IH, CTC, Deloitte, DuPont, Fácil System, FMC, GE, Global, Helamin, NexSteppe, Odebrecht, Raízen, São Francisco Saúde, Syngenta, Valtra e Vígnis.

Como mídia parceira atuam os órgãos de imprensa: CanaOnline, Canal – Jornal da Bioenergia, Revista Canavieiros, Revista Stab, Revista Terra & Cia e Revista Biomassa BR.

Serviço:

8º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 11 e 12 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

Fonte: Agência UDOP de Notícias

Galeria de Imagens

Voltar