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Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado neste sábado (29/08)

Data foi criada para conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo. Leia o texto completo e confira as curiosidades e as dicas para deixar de fumar.

28/08/2015

Seja consciente e pare de fumar! 

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O tabagismo integra o grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa na Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997) e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

É reconhecido como uma doença que atinge um número grande de pessoas e pode causar dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Quer parar de fumar?

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Não é isso. Na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Benefícios para quem para de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
• Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
• Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
• Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
• Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Seja consciente e pare de fumar!


Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer

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