A Proteção Que Você Merece

Notícias

São Francisco realiza exame de Hepatite C para funcionários do Clube Regatas

Ação realizada pelo Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde da São Francisco aconteceu no último sábado (25). O objetivo foi prevenir e alertar os colaboradores do Clube Regatas de Ribeirão Preto/SP sobre os malefícios da doença.

28/07/2015

Ação de prevenção contra a Hepatite C foi realizada no dia 25/07, no Clube Regatas. 

No mês de julho comemoramos a luta contra as hepatites virais no Brasil. Por isso, a São Francisco Saúde, por meio de seu Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde, desenvolveu mais uma ação do Programa de Qualidade de Vida no último sábado (25), para conscientizar os colaboradores do Clube Regatas de Ribeirão Preto/SP. Os colaboradores do sexo masculino, com idade entre 45 e 65 anos contaram com testes gratuitos de Hepatite C e responderam também a um questionário educativo sobre saúde.

A ação teve o objetivo de conscientizar todos os funcionários contra a Hepatite C, uma doença viral e silenciosa que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. O vírus VHC é transmitido pelo sangue, pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho) sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos para manicure.

Para Samira Faria, supervisora de enfermagem do Programa Viver Bem da São Francisco, a ação previne que a doença se desenvolva na população de forma crônica. “Os sintomas são muito raros. Quando aparecem, os principais são cansaço, tontura, enjoo, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, destacou a enfermeira.

O Clube de Regatas Ribeirão Preto, através do seu presidente Sr. Waldo Da Col, registrou sua satisfação pela parceria com a São Francisco Saúde. “O Clube teve a oportunidade de realizar o teste gratuito de Hepatite C, visando a prevenção e saúde de seus colaboradores”, ressaltou o presidente.

De acordo com o fiscal do Clube Regatas, Edmilson Salvador, o exame é de extrema importância “Se a pessoa descobrir alguma coisa no exame, ela pode ter mais tempo para se tratar e se curar”, disse.

Já o auxiliar de almoxarifado do Clube, Reginaldo José dos Santos, disse que a ação é um passo dado adiante para quem participa. “Prevenção sempre vai ser prevenção. É isso que ajuda a manter a nossa saúde”, contou.

Galeria de Imagens

Voltar