A Proteção Que Você Merece

Notícias

Ribeirão Preto recebe a 19ª edição da Jornada de Controle de Infecção Hospitalar

Cerca de 300 profissionais da saúde participarão de debates sobre controle de infecção hospitalar e vão contar com a 1ª Jornada de Inovação da Prática em Enfermagem

21/07/2014

Dra. Sílvia Fonseca, gerente médica do Hospital São Francisco 

O Hospital São Francisco realiza no dia 12 de setembro, a partir das 7h45, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), a 19° Jornada de Controle de Infecção Hospitalar. O encontro é um dos principais eventos da especialidade no país e vai reunir cerca de 300 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e outros.

A programação é composta por conferências de profissionais reconhecidos internacionalmente, intercaladas com mesas redondas, debates e oficinas. A jornada será uma ótima oportunidade para discussão de temas relevantes como a importância de se estabelecer a cultura de segurança na prevenção de infecção cirúrgica, a interação entre a saúde ocupacional e controle de infecção e a nova legislação nacional sobre a Central de Materiais e Esterilização.

“O controle efetivo de infecção hospitalar é uma preocupação constante de todos os profissionais de saúde e a troca de experiências é fundamental para avançarmos nesta área", explica Dra. Sílvia Fonseca, gerente médica do Hospital São Francisco.

Este ano o evento conta com uma novidade. Em paralelo acontece a primeira jornada de inovação da prática em enfermagem, na qual será discutida a importância do enfermeiro estar em constante processo de capacitação, buscando conhecer e incorporar as novas tecnologias e novos conceitos no processo de trabalho em saúde para melhorar a prática assistencial.

Nas oficinas, os aspectos práticos do controle das principais infecções hospitalares, do controle dos surtos de infecção, do controle das “super”-bactérias e a importância do meio ambiente no controle de infecção serão discutidos com os diversos especialistas presentes.

O encontro vai discutir também os sistemas de triagem na emergência, acompanhamento do paciente em enfermaria, dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem e noções de análise financeira para o enfermeiro.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 2138-3115 ou pelo site: www.saofrancisco.com.br/jornada. As inscrições variam de R$ 100,00 a R$ 140,00.

A comissão científica da 19º Jornada de Controle de Infecção Hospitalar é formada pelos profissionais: Woe Tong Chan, Ivana Costa Lucca, Silvia Nunes Szente Fonseca e Sônia Regina Kunzle. A Comissão científica da 1ª Jornada de Inovação da Prática de Enfermagem é composta pelas enfermeiras Viviane Neves e Melina Monteiro.

Galeria de Imagens

Voltar