A Proteção Que Você Merece

Notícias

Experiência do Hospital São Francisco em melhoria contínua será destaque em encontro internacional de Lean Healthcare (Saúde Enxuta)

Técnica prega a eliminação sistemática e sustentável de desperdícios e atividades desnecessárias de processos, visando melhor assistência ao paciente

18/11/2013

Roberto Chimionato: Gerente de Melhoria Contínua do Hospital São Francisco. 

A busca pela melhoria contínua nas empresas hoje é algo inevitável como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho. Preocupado com isso, o Hospital São Francisco investiu nesta área que é coordenada desde o ano passado pelo gerente de Melhoria Contínua, Roberto Chimionato.

A experiência do hospital com modernas ferramentas de gestão, baseadas no Pensamento Lean, tem dado bons resultados em produtividade, custos e principalmente no cuidado com o paciente e por este motivo Chimionato foi convidado para ser um dos palestrantes da Lean Summit Saúde, encontro que reúne especialistas nacionais e internacionais no pensamento Lean Heathcare. O evento acontece dia 26 de novembro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

Chimionato apresenta, às 11h, a palestra Evolução gradativa: começando por processos críticos de suporte. A jornada Lean na rede de hospitais São Francisco teve início no segundo trimestre de 2012, primeiramente focada em processos indiretos de cuidado, como Central de Materiais e Esterilização, Farmácia e Almoxarifado. “O pensamento Lean Healthcare tem como princípio focar todos os esforços da empresa nas atividades que agregam valor para o cuidado do paciente, eliminando o que é irrelevante como por exemplo a enfermeira buscar material na farmácia ou demorar para encontrar um equipamento, e liberar capacidade para aprimorar aquilo que realmente interessa: a segurança do paciente e a qualidade do atendimento”, afirma o gerente.

Além de Chimionato, o evento terá como palestrantes o Dr.John Troussaint, fundador e CEO da Thedacare Center for Healthcare Value; Helen Zak, diretora de Operações da Thedacare Center for Healthcare Value; Daniela Akemi, gerente de Qualidade do Hospital São Camilo; e o Dr. Carlos Frederico Pinto, diretor-executivo do Instituto de Oncologia do Vale (IOV). A coordenação é do especialista em lean Flávio Battaglia.

Mais informações com o Lean Institute Brasil, no telefone (11) 5571-0804 ou no email eventos@lean.org.br. Para visualizar toda programação do evento basta acessar: http://www.lean.org.br/summit-saude.aspx.

Galeria de Imagens

Voltar