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Dia da Saúde e da Nutrição é comemorado nesta terça

Confira dicas para melhorar seus hábitos alimentares

31/03/2015

Hábitos saudáveis proporcionam qualidade de vida. Alimente-se bem! 

Hoje é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. A data foi instituída pela OMS – Organização Mundial da Saúde para ajudar a refletir sobre os hábitos alimentares, buscando sempre uma alimentação mais saudável. Para te ajudar, a equipe da São Francisco separou algumas dicas para você se alimentar bem e viver com mais qualidade de vida.

Sucos e frutas
Sucos de fruta batidos com sementes de linhaça e couve são nutritivos, ajudam a dar energia e a eliminar toxinas do organismo. Consuma-os com moderação nos horários de lanche.

De 3 em 3 horas
Todas as refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) devem ser feitas de três em três horas. A prática obriga-nos a comer menos em cada uma delas, já que não haverá longos períodos de jejum. Boas opções de lanche entre as principais refeições são as frutas secas, como damasco, banana, uva, maçã e abacaxi e as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã.

Líquidos
Beber sucos, refrigerantes ou água durante as refeições atrapalha o processo digestivo, podendo causar gases e constipação. Além disso, o hábito dificulta a perda de peso.

Cuidado com o sal
Use outros temperos para realçar o sabor dos alimentos, como as ervas aromáticas: alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho. O sal em demasia não faz bem para o organismo.

Chá faz bem
Tome um chá de hortelã meia hora antes do almoço para ajudar na digestão. Mas tome cuidado com a quantidade de açúcar adicionada na bebida. Antes de dormir, também é saudável tomar chá de camomila, que ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

Verduras e legumes
Esses tipos de alimento não podem ficar fora da dieta. Devemos comê-los diariamente, dando preferência aos de época e orgânicos, que possuem maior teor nutritivo - são fontes de vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções.

Carnes
Opte por carnes magras como peixes e aves (sem a pele). Retire a máxima quantidade de gordura visível do alimento. Para o jantar, evite carnes e alimentos gordurosos. Uma salada e uma omelete com tomate e orégano são boas opções.

Diga NÃO às frituras
Sempre que for escolher um alimento, fuja das frituras. Prefira preparações cozidas, assadas e grelhadas, que possuem menos óleos e calorias.

Acompanhamentos
Evite massas com molhos ricos em gorduras como versões em quatro queijos ou branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate ou pesto. Além disso, não é recomendável misturar alimentos ricos em carboidratos, como massas, batatas e arroz.

Sobremesa
Para a sobremesa, as frutas sempre são a melhor opção. Tome cuidado com os doces muito elaborados como mousse, tortas e bolos, pois acrescentam muitas calorias à sua refeição. Consuma-os com moderação, em pequenas quantidades.

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