A Proteção Que Você Merece

Notícias

Projeto social de ciclismo forma condutores mais consciente em relação ao trânsito

A Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro irá atender quase duas mil crianças em Ribeirão Preto e região com apoio do Grupo São Francisco

04/08/2014

Crianças mais conscientes sobre as leis de trânsito 

A segunda fase da Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro foi lançada na última sexta-feira (1) em Ribeirão Preto (SP). A primeira turma contou com a participação de crianças de cinco a 13 anos de idade do bairro Vila Virgínia. As aulas aconteceram no Centro de Jornada Ampliada (CEJA), onde foram apresentadas às crianças informações e normas de segurança no trânsito. O projeto conta com o apoio do Grupo São Francisco.

“A meta principal é habilitar o jovem ciclista na prática das regras de trânsito. Eles sabem que a bicicleta é um veículo que não precisa de habilitação, mas na escola eles aprendem que são necessários equipamentos de segurança, respeito aos sinais e placas indicativas, além, é claro, de perceberem que gentileza gera gentileza”, explica Flávio Gunelo, professor do projeto.

A Escola de Ciclismo é itinerante e terá aulas de segunda a quinta-feira das 14h00 às 17h00 e tem como objetivo ensinar, através de aulas teóricas e práticas, a maneira correta e segura de pedalar seguindo as normas do Código Nacional de Trânsito. As crianças recebem cartilha, camiseta, squeezes e lanche e certificado ao final do curso. Nesta segunda edição, o projeto terá duração de um ano.

O projeto é uma iniciativa para a inclusão sócio-educativa dos jovens em idade escolar que têm a oportunidade de participar de atividades esportivas, recreativas e de lazer.

Os benefícios vão desde o de adquirir melhor qualidade de vida, melhor relacionamento social e familiar, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, até a revelação de novos talentos anônimos através da prática esportiva.

Empolgação e disciplina não faltam aos alunos. Lucas Teles, de 5 anos, garante que já aprendeu a pedalar e virou replicador das informações que aprendeu nas aulas. “O que eu aprendo na escola eu ensino aos meus pais”, diz o menino.

Galeria de Imagens

Voltar