A Proteção Que Você Merece

Notícias

Médicos estagiários recebem as boas-vindas do Hospital São Francisco

Programação especial marca recepção

04/02/2016

O Programa de Residência Médica já é tradicional e oferece aos alunos um ambiente propício para sua formação acadêmica 

O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto/SP recebeu, no início desta semana (01 e 02/02), os novos estagiários das áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Terapia Intensiva, Cardiologia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Clínica Médica, Hemodinâmica e Coloproctologia.. A programação especial de recepção foi criada para apresentar o projeto diferenciado dos Programas de Estágio do Hospital, que inclui ensino, assistência e extensão.

O coordenador geral dos Programas de Estágios e do Serviço de Cardiologia do Hospital, o cardiologista Prof. Dr. Fernando Nobre, ressaltou a importância do estágio na formação profissional, fez algumas recomendações e apontou os direitos e deveres dos médicos.. “Espero que todos aproveitem muito a oportunidade. Eles estarão sempre acompanhados e supervisionados por médicos experientes. Além disso, os Programas de Estágio do Hospital São Francisco estão integrados a um Comitê Central, que tem por objetivo promover atividades comuns e criar um programa de avaliação geral para o ensino na instituição”, além do mais todos os programas são oficializados pelas respectivas sociedades das diversas áreas de atuação e pela Associação Médica Brasileira, comentou.

As boas-vindas foram acompanhadas pela superintendência, diretoria, médicos da instituição e estagiários que receberam um kit com uma série de informações sobre o funcionamento, organização e estrutura do Hospital e do Código de Ética Médica. Nesta primeira semana, os alunos participarão também de palestras com especialistas sobre o atendimento à parada cardiorrespiratória, controle de infecção no ambiente hospitalar, Dengue, Zika e Chicungunya: racional para diagnóstico e atendimento.

Aprovado para a Residência Médica em Cirurgia Geral, o médico Guilherme Oliveira Franco disse que está ansioso para começar as atividades. “O Hospital São Francisco é bem conceituado e organizado. Vou aprender muito aqui”, ressaltou.
A médica Tessy Guimarães Resende Ferreira, aprovada em Anestesiologia, já conhecia o trabalho da instituição. “Eu conheço uma pessoa que se formou aqui e recomendou o programa pela qualidade e pelos professores. Além disso, gosto muito de aliviar a dor do paciente e de trabalhar no centro cirúrgico, por isso escolhi esta especialidade”, concluiu.

O público também teve a oportunidade de assistir à apresentação do Coral São Francisco, que preparou um repertório especial para a ocasião que incluiu canções nacionais e internacionais. A programação teve continuidade com a palestra sobre Exercício Seguro da Medicina e Ética Médica proferida pelo Dr. Isac Jorge Filho. “Não existe Medicina sem ética. A ética nasce na verdade com a Medicina. As primeiras manifestações de ética que nós sabemos foram manifestações do próprio Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Então, não é impossível pensar em Medicina sem pensar em ética”.


O Programa de Residência Médica já é tradicional e oferece aos alunos um ambiente propício para sua formação acadêmica, atendendo os princípios de humanização e otimização de resultados. O processo de seleção acontece em nível nacional, através de um método unificado onde as inscrições podem ser feitas no próprio site da instituição:(www.saofrancisco.com.br).

Galeria de Imagens

Voltar