A Proteção Que Você Merece

Notícias

Orlândia/SP promove Ação Iluminar e Campanha de Descarte Consciente de Medicamentos

A cidade se organiza para orientar a população quanto a forma correta de descartar medicamentos vencidos e outros materiais que podem agredir o meio ambiente e a saúde das pessoas. A ação socioambiental acontece no dia 13 de junho

08/06/2015

A ação socioambiental acontece no dia 13 de junho na Praça Mário Furtado, a partir da 9:00 horas 

A Campanha de Descarte Consciente de Medicamentos de Orlândia é uma iniciativa da empresa Daidea Reciclagem Inteligente em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com o apoio do Grupo São Francisco e outros parceiros. No próximo dia 13/06/15 será realizada a Ação Iluminar na Praça Mário Furtado, a partir das 9:00 horas até às 12:00 horas, para conscientizar a população do perigo existente no armazenamento de remédios vencidos ou aqueles que não são mais utilizados.

Haverá também a oportunidade para o descarte de lâmpadas fluorescentes usadas ou queimadas, pilhas e baterias velhas, equipamentos elétricos e eletrônicos danificados. Todos os materiais recolhidos durante o evento serão direcionados para descaracterização e destinação correta, conforme orienta a legislação.

O trabalho de conscientização dos medicamentos envolve os profissionais da área de saúde, que terão o papel de informar a população que o descarte aleatório de medicamentos em vasos sanitários, pias, ralos e no lixo doméstico pode trazer grande prejuízo para o meio ambiente e para a saúde do ser humano. Os demais materiais têm o envolvimento da Secretaria do Meio Ambiente, Gestores Ambientais e empresas que compartilham a responsabilidade ambiental para destinação dos resíduos sólidos e elétricos.

“Para se ter uma ideia, um quilo de antibióticos, hormônios e anti-inflamatórios vencidos ou não, contaminam cerca de 450 mil litros de água. Estima-se que, por ano, joga-se fora de 10 mil a 28 mil toneladas de medicamentos no lixo comum, seja vencidos ou que sobram de algum tratamento. Já foram descontaminadas aproximadamente 70.000 lâmpadas em ações desenvolvidas pela empresa Sina Alimentos na cidade de Orlândia. Quanto ao lixo eletrônico, apesar da dificuldade para encontrar formas adequadas de destinação, graças a uma parceria com a MFuji Sucatas e o Grupo Intelli, estamos recolhendo e encaminhando esse lixo para reciclagem .” diz a diretora da Daidea Reciclagem Inteligente, Michelle Miele

Ainda de acordo com Miele, o maior desafio também será o de eliminar o hábito que as pessoas têm de criar uma “farmácia doméstica”, ou seja, evitar o estoque de medicamentos vencidos armazenados em casa. O objetivo também é o de prevenir a automedicação, o uso de medicamentos sem prescrição médica ou sem o auxílio de qualquer profissional de saúde. Como também jogar em qualquer lugar os materiais elétricos e eletrônicos.

“Convidamos a população para participar desta ação de descarte consciente que será realizado exclusivamente para a população de Orlândia”, diz Miele.

Galeria de Imagens

Voltar