Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP) participa de campanha sobre a anestesia

O evento será realizado em outros hospitais da cidade nesta sexta-feira (16/10) para promover ações educativas junto à comunidade

16/10/2015

A ação é resultado de uma parceria da SAESP com a Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), que já desenvolve ação semelhante nos Estados Unidos 

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) promove o programa "Conheça a Anestesia" nos Hospitais Electro Bonini (Unaerp), CRSM-Mater e São Francisco, em Ribeirão Preto, e em outras quase 50 instituições de saúde espalhadas pelo interior do Estado de São Paulo.

Realizada em comemoração ao Dia da Anestesia, a campanha busca promover ações educativas, voltadas para a população, com informações e esclarecimentos sobre a atividade e a atuação dos profissionais que integram a categoria.

A data foi escolhida por marcar a realização da primeira anestesia, com sucesso, no Hospital da Universidade de Harvard (EUA), em 1846. O fato mudou para sempre a face da cirurgia, trazendo o alívio da dor e o cuidado através da especialidade.

“Queremos mostrar a pacientes e familiares o que é a anestesia e qual o papel e a relevância da atuação do médico anestesista antes, durante e após os atos cirúrgicos”, afirma o presidente da SAESP, Enis Donizetti Silva.

Para este ano, a entidade ampliou a área de atuação, para lançar também a campanha “Por que parar de fumar antes da cirurgia?”. A ação é resultado de uma parceria da SAESP com a Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), que já desenvolve ação semelhante nos Estados Unidos.

“Estudo do Colégio Americano de Cirurgia destaca que a taxa de mortalidade em cirurgia é 38% maior entre pacientes fumantes, quando comparados com o grupo de não-fumantes”, explica o presidente da SAESP.

Como parte da ação, a SAESP está enviando aos hospitais participantes um kit de comunicação educativa, contendo um banner sobre o evento e três folders: o primeiro com informações sobre o tema “A anestesia e você!”, o outro contendo orientações voltadas para a Segurança do Paciente Cirúrgico, feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e o último sobre a campanha “Por que parar de fumar antes da cirurgia?”.

Dentro da ação também foi sugerido que os hospitais participantes concedam uma aula básica ao público leigo, abordando questões sobre anestesia e segurança do paciente, além de um tour pelos locais de atuação do médico anestesista. O objetivo é mostrar toda a estrutura que envolve o procedimento anestésico e os cuidados necessários antes e após uma cirurgia.

Fonte: WN&P Comunicação

Galeria de Imagens

Voltar