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Dia Mundial do Coração é comemorado neste domingo (27/09)

Data alerta sobre os perigos das doenças cardiovasculares

25/09/2015

Não seja mais uma vítima das doenças do coração. Confira as dicas! 

O Dia Mundial do Coração é lembrado para alertar a população sobre os maus hábitos de saúde que podem gerar doenças cardiovasculares. Dentre as principais causas dessas doenças, como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Não seja mais uma vítima das doenças do coração!

Confira dicas para manter a sua saúde em dia:

Alimentação moderada

• Os peixes são ricos em ômega 3, uma gordura boa que pode evitar a formação de placas que obstruem as artérias;
• As frutas e verduras com cores fortes são ricas em antioxidantes e podem prevenir a doença cardiovascular;
• Alimentos ricos em fibras, como pães, arroz, massas integrais, farelo de aveia ou de trigo e linhaça ajudam a prevenir o aumento do colesterol total;
• As castanhas, amêndoas ou nozes podem diminuir o LDL (“mau” colesterol) e também a pressão arterial;
• Leite e derivados desnatados possuem menos gordura e protegem as suas artérias;
• Feijões (ou ervilhas, lentilhas, soja, grão de bico) são importantes fontes de fibras;
• O chocolate também é importante, mas o seu consumo não deve ultrapassar 30g/dia e deve-se preferir o do tipo amargo que possui antioxidantes que vão proteger o seu coração;
• É muito importante também manter uma boa ingestão de água. Consuma em torno de 8 copos por dia ou 2 litros por dia.

Atividade Física
É recomendável que as pessoas realizem pelo menos duas horas e meia semanais de atividades físicas, que são equivalentes a 30 minutos diários de exercícios. Não é preciso realizar exercícios de alto desempenho. Uma caminhada ligeira é o suficiente para elevar o gasto metabólico, facilitando o controle do peso. Se possível, faça caminhadas com seus amigos ou familiares para que o exercício seja mais estimulante.

Tabagismo
O tabagismo é um importante fator de risco cardiovascular. Se você parar de fumar, além de proteger a saúde do seu coração, você também ganha diversos outros benefícios para a sua vida. Clique aqui e saiba mais. (Link vai para página do site da SF com benefícios)

Obesidade
A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Tome muito cuidado com a sua alimentação e mantenha refeições leves durante a semana.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

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