Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Hospital São Francisco comemora 70 anos de excelência em saúde

A festa de comemoração foi no dia 10 de setembro, no Theatro Pedro II, e contou com exposição de fotos e show de Maria Rita

14/09/2015

 

Comprometido historicamente com a excelência de serviços e as mais avançadas tecnologias do setor médico-hospitalar, que o transformaram hoje em referência na área de saúde de Ribeirão Preto e região, o Hospital São Francisco comemorou no último dia 10/09 os seus 70 anos de existência. o evento foi marcado pela exposição "História do Hospital São Francisco" em 20 painéis fotográficos e pelo show exclusivo da cantora Maria Rita.

HISTÓRIA

No final do último milênio, em especial a década de 40, o mundo vivenciou momentos históricos e importantes para o desenvolvimento da humanidade. Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt deu início ao plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, o Brasil se recuperava da Revolução Constitucionalista de 1932, dos conflitos do Estado Novo no governo do presidente Getúlio Vargas e, mais adiante, o mundo descansava com o final da Segunda Grande Guerra Mundial. Em meio a estes conflitos, surgiram as transfusões de sangue e a medicina se tornou mais tecnológica com meios para fazer diagnósticos específicos e tratamentos. Foi nesse cenário que uma equipe médica liderada pelo Dr. Waldemar Barnsley Pessoa iniciou um projeto que seria de grande valia para a população do Estado de São Paulo, a criação do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto.

Construído dentro dos mais inovadores padrões hospitalares, o Hospital São Francisco foi construído para oferecer à população os melhores serviços de atendimento médico combinados com os mais modernos equipamentos e tecnologias. Com um marco de pioneirismo que figurou na história da cidade e de toda região, o Hospital registra fatos de relevância significativa que contribuíram decisivamente na construção e conquista do conceito de centro de excelência em saúde que consagra Ribeirão Preto em todo o País.

Hoje, além de contar com avançados equipamentos tecnológicos médico-hospitalares, o Hospital São Francisco também se tornou referência em procedimentos de alta complexidade em cardiologia, neurologia, oftalmologia, urologia, nefrologia, vídeo-laparoscopia, cirurgia vascular, ortopedia e traumatologia, dentre outros, ampliando seus horizontes para atender com excelência uma demanda cada vez mais crescente de pacientes de toda a região.

PIONEIRISMO

Como maior evidência desse pioneirismo regional, na década de 60, o Hospital São Francisco construiu um prédio exclusivo destinado à Maternidade e, na década seguinte, se destacou como o primeiro dentre os hospitais do interior no tratamento avançado do câncer. Já em 1988, foi inaugurado o Hospital do Coração e, no ano seguinte, o Hospital São Francisco realizou o primeiro transplante renal, que deu origem ao Centro de Diálise e Transplante Renal e em 2011 incorporou o Hospital Netto Campello de Sertãozinho.

O Hospital São Francisco deixou assim de ser uma unidade para se constituir em um complexo hospitalar que deve atender nesse ano cerca de 200.000 pacientes através das suas portas de pronto atendimento e emergência, realizar 34.000 cirurgias nas suas 27 salas bem equipadas e acomodar quase 15.000 pacientes nos seus 246 leitos de internação. O hospital é ainda referência em alta complexidade em cardiologia, neurologia, ortopedia, oncologia e cirurgia geral. E oferece ainda centros especializados em psicologia, oftalmologia, farmácia, fisioterapia, nutrição, exames laboratoriais, dor crônica, hemodiálise, hemoterapia e buco-maxilo-facial.

Conta com invejáveis índices no controle de infecção hospitalar e no ano passado comemorou a marca de 50 mil procedimentos diagnósticos e terapêuticos do serviço de hemodinâmica.

Segundo o Diretor Superintendente, José Miranda da Cruz Neto, o Hospital São Francisco é considerado hoje como um complexo hospitalar de referência em todo o Estado de São Paulo, não só pela busca permanente da eficiência e da qualidade total de suas atividades mas e, principalmente, pela competência e qualificação de seu corpo profissional e pelos constantes investimentos em tecnologia de ponta, garantindo segurança e excelência de serviços aos seus clientes: “

O Hospital São Francisco e seus colaboradores tem como missão e prática operacional, um inalienável compromisso com a saúde do ser humano, que nos motiva e nos leva a uma busca permanente pela proteção, preservação, resgate e celebração da vida”, enfatiza ele.

Galeria de Imagens

Voltar