Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Médica de Ribeirão participa de missão contra o ebola

O treinamento durou uma semana e foram discutidos os protocolos de contigência contra o vírus

18/11/2014

Dra. Silvia Fonseca, gerente médica do Hospital São Francisco 

A infectologista e gerente médica do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Silvia Fonseca, participou de missão internacional junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS / OMS) para capacitar profissionais de saúde do Caribe (parte sul da América Central) contra o vírus hemorrágico ebola.

O treinamento foi realizado entre os dias 8 e 16 de novembro, quando foram repassados protocolos de contingência da doença como detecção, isolamento e gerenciamento de casos suspeitos. "A experiência de estar com uma equipe internacional altamente capacitada, que é a equipe da OPAS, por si só já faz a viagem valer a pena. Ver como vários países estão lidando com a preparação contra esta terrível doença, que é o ebola , também é muito valioso. Poder dar uma contribuição a esta imensa força- tarefa internacional contra o ebola é realmente uma vivência inesquecível", diz a infectologista.

Força-Tarefa

A missão faz parte das estratégias da OPAS para ajudar os países americanos a se prepararem para um possível caso de ebola. Para isso, foi criada uma força-tarefa formada por um grupo de profissionais de diferentes especialidades, responsáveis pelos treinamentos sobre as questões de biossegurança e pesquisa sobre Ebola, bem como ações de combate ao vírus como vigilância e rastreamento de contato.

Fonte: Bete Cervi/DCI

Galeria de Imagens

Voltar