Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

63ª ASTMH debate avanços de pesquisas no combate às doenças infectocontagiosas

Com uma extensa programação científica, o evento vai contar com o trabalho de detecção e tratamento da dengue realizado pela equipe multidisciplinar do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP)

27/10/2014

Este é considerado o maior encontro de especialistas em medicina tropical do mundo 

A 63º Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH) acontece entre os dias 02 e 06 de novembro, em Nova Orleans (EUA). O evento apresentará os avanços em pesquisas no combate as doenças que ameaçam milhares de pessoas no mundo, como ebola, malária, HIV, dentre outras. Entre os trabalhos que serão apresentados está o “Utilidade da Metodologia Lean na organização do atendimento do paciente com dengue”, coordenado pela infectologista e gerente médica do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP), Silvia Fonseca.

“Este é considerado o maior encontro de especialistas em medicina tropical do mundo, cuja missão é promover a saúde, através da prevenção e controle de doenças infectocontagiosas. Esta será uma grande oportunidade de mostrar o programa de detecção precoce e tratamento da dengue realizado pela equipe multidisciplinar do Hospital”, diz Fonseca.

O Hospital São Francisco mantem um programa eficiente de detecção e tratamento da dengue, com monitoramento diário de casos suspeitos. São realizadas reuniões periódicas com especialistas para troca de experiências e reciclagem das informações. O fluxo de atendimento é constantemente atualizado e são realizados diversos treinamentos e workshops com todos os profissionais de saúde da equipe para capacitá-los de acordo com os novos protocolos.

“A rápida triagem, a hidratação imediata e o acompanhamento sistemático do caso são medidas importantes para evitar óbito ou agravamento do quadro do paciente durante uma epidemia”, explica a infectologista.

No ano passado, apesar do grande fluxo de casos suspeitos da doença atendidos no Hospital São Francisco, nenhuma morte foi registrada em decorrência direta da dengue. Um índice que virou referência internacional, especialmente pelo processo utilizado no atendimento e tratamento dos pacientes, conhecido como Lean Healthcare.

Filosofia Lean Healthcare

A filosofia Lean foi desenvolvida por uma empresa automobilística japonesa com o objetivo de eliminar os desperdícios, de forma sistemática e sustentável. Esta metodologia chegou aos hospitais conhecida como Lean Healthcare, ou Saúde Enxuta. No ambiente hospitalar, o objetivo da ferramenta é reduzir esperas, eliminar filas ao implementar o trabalho sempre de acordo com a demanda, diminuindo assim custos e retrabalhos, visando a satisfação do cliente.

O Hospital São Francisco adotou o sistema que vem sendo utilizado com sucesso e voltado à melhoria contínua de processos, reduzindo etapas, esforços e tempos desnecessários.

“Implantar essas ferramentas foi essencial para o sucesso que tivemos durante a epidemia de dengue registrada em Ribeirão Preto em 2013. Identificar, claramente, os fluxos dos pacientes e das informações, para, assim, melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços”, concluiu Fonseca.

Galeria de Imagens

Voltar