Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Grupo Viva Leve - Programa de Prevenção da Obesidade

Os participantes aprendem a estabelecer novos hábitos alimentares e comportamentais, perdendo peso e ganhando mais qualidade de vida.

24/06/2014

Psicóloga Marcela Pontes e a nutricionista Tatiana Lima - fazem parte da equipe multidisciplinar da São Francisco Saúde Plena.  

Atualmente, a obesidade atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, em 2015, existirão 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos no mundo inteiro.

“Os números mostram que a obesidade é um problema de saúde pública e está relacionada a uma série de fatores, entre eles a alimentação inadequada e o sedentarismo”, garante o gerente médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde da São Francisco Saúde Plena, Dr. Carlos Braga.

A dona de casa Doniceia Isabel da Silva, de 56 anos, cansou de ter pena de si mesma. Com 102kg ela desenvolveu hipertensão, diabetes, colesterol e artrose no joelho provocada pelo excesso de peso e ainda tinha baixa estima, mas decidiu reagir. Há oito meses iniciou tratamento que combina reeducação alimentar e atividade física. “Hoje, com 78kg, estou mais ativa, com minhas doenças crônicas controladas e com mais vontade de viver”, diz Doniceia.

O apoio para esta mudança de atitude veio do “Grupo Viva Leve” da São Francisco Saúde Plena de Ribeirão Preto (SP) que oferece atendimento especializado a pacientes que apresentam obesidade. O trabalho é multidisciplinar e inclui atividades conduzidas por médicos, nutricionistas, psicólogos e equipe de enfermagem. O Objetivo do programa é proporcionar aos seus participantes mudanças graduais e orientadas em busca da qualidade de vida.

A partir das orientações dos profissionais, o paciente passa por uma rigorosa avaliação com o objetivo de detectar possíveis alterações metabólicas. São feitos exames de antropométrica (parâmetros físicos de pressão arterial, peso e IMC, medida de cintura abdominal) e exames clínicos complementares. A partir daí, é elaborado um plano de acompanhamento personalizado e o paciente é acompanhado pela equipe multidisciplinar.

“O paciente é incentivado a escolher práticas de vida saudáveis. Realizamos avaliações multiprofissionais periódicas dos pacientes que geram indicadores individuais, que demonstram sua evolução durante o tratamento”, diz Dr. Braga.

O tratamento visa controlar as atitudes que levam as pessoas a hábitos alimentares errados especialmente quando passam por momentos de dificuldades. Um dos principais pontos a ser destacado está ligado à motivação, autoestima e a maneira como os clientes lidam com os problemas do dia-a-dia.

“É primordial que o paciente aprenda a se conhecer, para que possa, por exemplo, adquirir autocontrole. Além disso trabalhamos com a motivação, autoestima, controle de ansiedade e estresse e transtornos alimentares”, diz a psicóloga do Grupo, Marcela Pontes.

Os pacientes participam também de palestras e oficinas. O programa aposta na troca de experiências como fator essencial para o sucesso do tratamento.

“O trabalho em grupo é de extrema importância pois os participantes aprendem de forma lúdica sobre alimentação equilibrada, além de terem um apoio psicológico para lidarem com a compulsão alimentar. Além disso, é um momento de troca de experiências tanto com os profissionais, quanto entre os próprios participantes, auxiliando a lidarem com suas dificuldades”, afirmou a nutricionista Tatiana Lima.

Cirurgia bariátrica: fazer ou não?

Grande parte dos pacientes buscam solução para a obesidade na cirurgia bariátrica. Mas após conhecerem o programa e iniciarem o tratamento, eles descobrem que é possível estabelecer novos hábitos alimentares e comportamentais e perder peso sem passar por um procedimento cirúrgico agressivo.

Foi o que aconteceu com o gerente de marketing, Fábio Rodrigues, de 37 anos. Ele ingressou no grupo em março de 2013 e pesava 140kg. “Eu estava decidido a fazer a cirurgia bariátrica, mas desisti depois que comecei a seguir as recomendações dos profissionais. Perdi 47kg e aprendi a comer de forma equilibrada e a praticar exercícios. Tudo isso agora faz parte da minha rotina e de toda minha família”, diz Rodrigues que agora se prepara para correr a São Silvestre em dezembro. “Não existe fórmula mágica, apenas orientação adequada, dedicação e disciplina”, concluiu.


Benefícios Grupo Viva Leve

Entre os principais benefícios e ganhos do programa “Viva Leve” estão o desenvolvimento da melhora da autoestima, da disposição e da reeducação alimentar. O Tratamento também ajuda na regulação dos níveis sanguíneos de colesterol, glicose e triglicérides, melhora a qualidade do sono e reduz a apneia.

Há um mês a contadora Aurea Aparecida Sciscati, de 51 anos, chegou ao grupo através de uma indicação médica. Está animada para começar uma nova etapa da sua vida. “Eu não conseguiria mudar meus hábitos sem a ajuda de especialistas. Por isso, estou no grupo e vejo aqui a grande oportunidade de ter uma vida mais saudável. Estou aprendendo novas receitas e tendo consciência que mais importante do que comer muito é comer bem”, concluiu Scicati.


São Francisco Saúde Plena

O São Francisco Saúde Plena oferece programas de prevenção, promoção e educação em saúde, além de fazer o acompanhamento de patologias através de uma equipe multiprofissional. Além do Grupo Viva Leve, a unidade oferece outros programas: Gerenciamento e acompanhamento de pacientes crônicos e idosos – Programa Viver Bem, Programa de Apoio à Gestante de Alto Risco, programa preventivo a neoplasias- PREVINA, assistência domiciliar e internação domiciliar- HOME CARE, Grupo de Psicologia (Voltado para adultos com idade entre 20 a 59 anos), além de atividades educativas e palestras voltadas para a qualidade de vida.

Qualidade de vida não é privilégio. É atitude!

Aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer é uma questão de atitude, venha conhecer o saúde plena.
Rua Altino Arantes, 1340 Jardim Sumaré
Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 2138-4760

Galeria de Imagens

Voltar