Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Dor torácica é debatida em evento no Hospital São Francisco

Evento aconteceu no dia 10/06, no anfiteatro do Hospital.

16/06/2014

As aulas habilitaram os profissionais a reconhecer sinais de gravidade precocemente e melhorar o atendimento aos pacientes 

Dor torácica foi tema de aula no Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP) e reuniu médicos do corpo clínico, médicos assistentes, enfermeiros e auxiliares. O evento faz parte da estratégia de qualificação e desenvolvimento profissional proposta pelo Hospital. O objetivo foi o de discutir as ações de padronização no atendimento aos pacientes com dor torácica que facilitam o diagnóstico e a rapidez no tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 5 a 10% dos pacientes do total de atendimentos na emergência são devido à dor torácica. Destes, 20 a 30% têm síndrome coronariana aguda (SCA). Por isso, a abordagem inicial desses pacientes é sempre feita no sentido de confirmar ou afastar este diagnóstico.

O Hospital São Francisco possui um protocolo de atendimento especializado em dor torácica. Trata-se de uma ferramenta essencial na identificação do problema e no diagnóstico preciso.

“Este protocolo é muito importante, principalmente porque orienta a equipe médica em relação ao diagnóstico, onde pode confirmar ou descartar doenças cardiovasculares de risco, como por exemplo, o infarto agudo do miocárdio”, diz o Dr. Flávio Gambi, médico da UCO.

As aulas tiveram a participação dos médicos cardiologistas Dr. Flávio Luís Gambi Cavallari, Dr. Luís Fernando Medeiros, Dr. Juliano César Santos, e das médicas assistentes Dra. Gabriela Franciulli e Dra. Alessandra Baeza Atauri.

As aulas habilitaram os profissionais a reconhecer sinais de gravidade precocemente e melhorar o atendimento aos pacientes.

“A proposta do Hospital São Francisco é promover ações integradas de saúde a todos os profissionais de saúde, garantindo um atendimento humanizado, inovador, autossustentável e orientadas para o desenvolvimento do ensino”, explicou Dr. Flávio.

Galeria de Imagens

Voltar

Veja Também

Conheça mais sobre Hipertensão Arterial

Vídeo explica as causas, sintomas e tratamentos

Hospital São Francisco realiza campanha sobre cirurgia segura

Equipe multidisciplinar do hospital se engaja no projeto de segurança e qualidade no ambiente hospitalar

São Francisco Saúde participa das comemorações dos 158 anos de Ribeirão Preto

A programação cultural está recheada de dança, teatro, música e oficinas