Laboratório São Francisco
A Proteção Que Você Merece

Notícias

Especialistas discutem questões sobre adoção

Evento patrocinado pela São Francisco Saúde aconteceu no último dia 30 de maio, no Anfiteatro do Uniseb

02/06/2014

 

A São Francisco Saúde foi uma das empresas apoiadoras do Fórum Ribeirão pela Adoção. O evento aconteceu no Anfiteatro do Uniseb, no último dia 30/05, e reuniu alguns dos mais importantes especialistas em adoção para debater o tema com a sociedade. O Fórum tratou, entre outros assuntos, da nova lei do setor, apadrinhamento afetivo, devolução de crianças e adolescentes e cotidiano das mesmas em instituições de acolhimento.

A ação também serviu como comemoração pelos 10 anos do Gaiarp (Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto – “Crescendo em Família”), ONG que atua com pais que já passaram pelo processo e aqueles que ainda estão na fila do cadastro nacional de adoção.

Anamaria Caviola, presidente do Gaiarp, abriu o evento, seguida por Paulo César Gentile, juiz titular da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Ribeirão Preto que falou sobre a “A nova lei da adoção”. Em seguida, a escritora e fundadora do grupo de apoio “Adoção Consciente”, Hália Pauliv de Souza, de Curitiba (PR), mãe e avó por adoção, falou sobre o tema “Quero ter um filho ou vivenciar a gravidez”.

O encerramento foi feito pelo procurador do Estado de São Paulo, Luciano Alves Rossato. Ele, que é autor do livro “Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado”, falou sobre “Adoção Ilegal”.

Já o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Jaboticabal, Alexandre Gonçalves Batista dos Santos, ministrou a palestra com o tema “O dia-a-dia das crianças/adolescentes nas instituições de acolhimento”.

SOBRE O GAIARP – O Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção – “Crescendo em Família” é formado por pais e filhos por adoção, profissionais e voluntários que se interessam pela causa. Desenvolve um trabalho de esclarecimento e estímulo a essa alternativa de maternidade/paternidade e apadrinhamento responsável. É filiado à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção. Busca colocar em prática a promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, pela manutenção dos vínculos familiares fundamentais a sua cidadania. Em 10 anos de existência foram atendidas, direta e indiretamente, perto de 5.000 usuários. Atualmente desenvolve o Programa de Orientação a Pretendentes à Adoção, Programa “Transformando Sonhos em Realidade” e Apadrinhamento Afetivo.

Texto: Assessoria Milagre do Verbo
Fotos: Kateto Fotografia

Galeria de Imagens

Voltar