A Proteção Que Você Merece

Notícias

Com mais investimento na base, ciclismo de RP apresenta reforços e mira novos títulos em 2015

Equipe quer manter bons resultados ao longo do ano, assim como em 2014, quando foi vice do ranking geral e teve o primeiro colocado no ranking individual de estrada do país

21/01/2015

O objetivo para 2015 é melhorar ainda mais o rendimento da promissora equipe ribeirão-pretana 

Depois do vice-campeonato por equipes e da conquista individual de Antoelson Dornelles, campeão do ranking nacional de estrada em 2014, a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Biosev/SME) inicia os trabalhos em 2015 visando novas conquistas e maior investimento nas categorias de base.

Para a temporada, o grupo contará com dois novos jovens ciclistas: Lucas Ribeiro e Giovane Arduino, ambos de 19 anos. O anúncio dos reforços e das metas para 2015 foram feitos na tarde desta segunda-feira (19) em entrevista coletiva realizada na sala de imprensa do estádio Santa Cruz.

“Nosso objetivo principal nesta temporada é continuar dando suporte e estrutura a todos os atletas, mantendo a nossa credibilidade no esporte. Os títulos e conquistas serão consequência como foram nos últimos três anos”, destacou Danilo Terra, diretor-técnico da equipe.

Dornelles mira mais títulos

Além do vice por equipes, Ribeirão Preto também foi destaque no Brasil com o ciclista Antoelson Dornelles, campeão do ranking nacional de estrada pela primeira vez. Em 2014, ele conquistou 708 pontos, contra 662 do vice Roberto Pinheiro, de São José dos Campos.

Além de tentar repetir o feito, o atleta mira um lugar na Seleção Brasileira, para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro-RJ.

“Meu objetivo para 2015 é ter bons resultados no primeiro semestre, brigar por pódios e representar nossa cidade, nossa camisa”, conta Antoelson Dornelles, campeão do ranking nacional de estrada em 2014.

Para o técnico Marcelo Donnabela, Dornelles e os outros atletas da equipe têm chances de chegar às Olimpíadas. “Para os Jogos Pan-Americanos, a categoria ‘estrada’ tem três vagas. Nós temos atletas com nível excelente para representar o Brasil na competição”, disse o treinador.

Alem de Dornelles, Thiago Nardin e Maurício Knapp já fizeram parte da seleção brasileira.

Reforços

Natural de Inhumas-GO, Lucas Ribeiro, de 19 anos, que vai integrar a elite da equipe de Ribeirão Preto vem de Criciúma, onde competiu entre 2010 e 2014. Nos quatro anos defendendo o time catarinense, Ribeiro ganhou experiência e diversos títulos, como o campeonato brasileiro júnior de estrada em 2013, que deu vaga no Mundial da Itália, no mesmo ano, e provas como a Nove de Julho, em Indaiatuba – SP, Volta Ciclística de Brusque – SC e as 500 Milhas do Uruguai, em 2014.

Já o ribeirão-pretano Giovane Arduino retorna à equipe da cidade natal, pela qual competiu em 2011 e 2012. No ano seguinte, passou a integrar o time de Criciúma, pedalando na categoria mountain bike. Pela equipe catarinense, foi campeão Intermunicipal em 2012, esteve duas vezes entre os dez melhores do ranking nacional e disputou o Pan-Americano de 2013, em Tucumán-ARG, a Copa do Mundo de 2013, em Quebec-CAN, e o Pan-Americano de 2014, em Barbacena–MG. Agora, o atleta de 18 anos retorna a Ribeirão para integrar o time de elite e competir na categoria estrada.

Base promissora

Além dos resultados da elite, as categorias de base de Ribeirão também conseguiram bons resultados na última temporada. No juvenil feminino, Gabriela Martins disparou ao longo do ano e se sagrou campeã da Copa São Paulo com folga. No segundo lugar ficou a também ribeirão-pretana Paloma Corrêa. Entre os homens, João Scarante foi prata no juvenil. Marco Antônio e Cauê Belarmino já disputaram algumas provas de níveis nacionais na categoria júnior.

O objetivo para 2015 é ampliar os investimentos e melhorar ainda mais o rendimento da promissora equipe ribeirão-pretana.

“Como dirigentes, vamos cobrar disciplina, dedicação e envolvimento com a estrutura multidisciplinar que a gente oferece”, afirmou Terra. “Queremos estar entre os melhores e dar bons exemplos em todos os sentidos, pois trabalhamos com o futuro, com os jovens atletas”, acrescentou Danilo Terra.

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto é patrocinada pela São Francisco Saúde e Biosev, copatrocínio da Powerade e apoios da SME e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Viapol, Garbo, Kelly, Brasforma, Kuota, Catlike Capacetes e Óculos, Molyplast, Engevap, Mousse Cake, Fundição Batatais e Mafra Distribuidora. O apoio institucional é da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, SELJ e Governo do Estado de São Paulo.

Equipe Elite

Atletas: Alan Maniezzo, Thiago Nardin, Douglas Fernando, Jeovane Oliveira, Antoelson Dornelles, Maurício Knapp, Rodrigo do Nascimento, Michel Fernández, Lucas Ribeiro e Giovane Arduino. Técnico: Marcelo Donnabella.

Categorias de Base

Atletas: Gabriela Martins, Paloma Correa, Tauane Decaris (juvenil feminino); Vitor Tavares, João Scarante, Luiz Guilherme Tempesta e Felipe Rossi (juvenil masculino); Marco Antônio Azevedo, Cauê Bellarmino, Felipe Montana, Filipe Teslaff, Lécio Barone, Bruno Henrique e Diego Gandra (Elite B). Técnico: Fernando Bassanezi.

Galeria de Imagens

Voltar