A Proteção Que Você Merece

Notícias

Hospital São Francisco de Ribeirão Preto investe no treinamento da equipe de enfermagem

O hospital oferece centro de educação continuada com a finalidade de reciclar enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem para garantir atendimento de qualidade aos pacientes

28/07/2014

Capacitações e acompanhamentos são realizados em três frentes: processo seletivo, treinamento admissional e treinamento contínuo 

A equipe de enfermagem do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (SP) está em constante aperfeiçoamento profissional através do Centro de Educação Continuada (CEC). As capacitações e acompanhamentos são realizados em três frentes: processo seletivo, treinamento admissional e treinamento contínuo.

“Nossos enfermeiros estão em constante processo educativo. Investimos na qualificação desses profissionais para garantir melhor formação e, consequentemente, melhor atendimento aos nossos pacientes”, explica o enfermeiro Erlon Abbad.

O CEC participa dos processos seletivos para profissionais de enfermagem com a elaboração e aplicação das provas teórico-práticas. A seleção inclui entrevista realizada pela consultora de Recursos Humanos e todo o processo é acompanhado por um representante da chefia de enfermagem.

Em seguida, os profissionais recém-contratados participam do programa de treinamento admissional, que compreende aulas teóricas e práticas sobre protocolos do hospital, avaliação de habilidades técnicas, ética profissional, relacionamento interpessoal, conhecimento das rotinas dos setores que estiverem escalados e, por fim, ambientação nos setores específicos de atuação. Está segunda parte dura em média três semanas.

“O nosso papel também é o de propiciar a adaptação do colaborador ao novo ambiente de trabalho. Cada um deles passa por uma avaliação e observação inicial durante o treinamento prático nos 90 dias do período de experiência, com o objetivo de desenvolver seus potenciais”, explica Abbad.

Abbad ainda esclarece que a equipe conta com o reforço de laboratório, que é utilizado no treinamento técnico. Durante as aulas, os profissionais executam os procedimentos em manequins e equipamentos de simulação, guiados por Estudos de Caso.

Já os profissionais que atuam no HSF recebem treinamentos técnicos de aprimoramento contínuo. A programação anual de treinamentos é elaborada em três planilhas específicas: treinamentos fixos (com temas definidos juntamente com Coordenação e Gerência de enfermagem do HSF), específicos (elencados de acordo com as necessidades de cada setor) e de apoio (com eventos, palestras, realizados por especialistas).

“O conteúdo é difundido através de palestras, orientações à beira-leito, simulação realística, ou na própria unidade de trabalho com utilização de notebook”, diz a enfermeira Termutes Michelin.

Os centro também está em sintonia com as áreas de psicologia, fisioterapia, melhoria contínua, laboratório, governança, farmácia, tecnologia e informação, além de assessorar o desenvolvimento de protocolos e diretrizes nos serviços de enfermagem.

A equipe do CEC é coordenada pela Gerente de Recursos Humanos, Lange Velludo e composta com o apoio dos enfermeiros Erlon Abbad e Termutes Michelin e de uma auxiliar administrativa, Bárbara Soares.

Galeria de Imagens

Voltar